ENTREVISTA JORNAL DE VALINHOS
SETEMBRO 2021
ENTREVISTA SEAP 23/09/2021
PAINEL: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS ATLETAS?
Capítulo publicado em edição do NIED/UNICAMP
O e-book Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir, pode se baixado no site do NIED - Núcleo de Informática Aplicado a Educação. Existe uma diversidade de temas tratados neste livro que oferece ao leitor uma demonstração dos avanços da área de Tecnologia Educacional ao longo do tempo e sirva para aguçar a curiosidade em relação ao que ainda está por vir. Boa leitura!
São 400 páginas que abordam assuntos muitos interessantes. O capítulo A interação entre a Escola Estadual Uacury R. A. Bastos e as novas tecnologias de Odair Marques da Silva e Edson Fernando Mamprin tematiza sobre a evolução do uso de novas tecnologias aplicadas à educação em uma escola pública de Campinas. Segundo os autores, a observação do processo de instalação e de uso de computadores, bem como de softwares e de acessórios de apoio pedagógico a professores, gestores e alunos, permite descrever as oscilações entre as dificuldades da operacionalização e os avanços do processo pedagógico. Silva e Mamprin mostram que as intercorrências no processo, tais como a necessidade de se adequar espaços físicos, o esforço em disponibilizar conteúdos previstos nas políticas públicas no âmbito das tecnologias digitais, resultaram em estímulo para as práticas de ensino e de aprendizagem e otimizaram a comunicação entre alunos, professores e gestores da unidade escolar.
VEREADOR VISITA A ESCOLA E FALA EM SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS
ENTREVISTA A RÁDIO VALINHOS FM
COMENTARISTA SUPERLIGA A
VALINHOS X SESI
ADULTO 2011
RESUMO VOLEIBOL - 2010
ADULTO - 2017
ADULTO - 2018
JUVENIL - 1991
INFANTIL - 2013
CENAS DE JOGO - ADULTO 2011
ENTREVISTA A SEAP, COM WALTER E JOÃO (Country Club) - 2019
Dú (Auxiliar técnico), troca, Vai que precisa... E não é que o tiozinho Cícero tem uma lesão, Entra o Dú como Líbero. Vencemos HORTOLÂNDIA por 3X1.
Time feminino do Rigesa em 1985 - Primeira equipe feminina que treinei.
Time JUVENIL (com um adulto) do RIGESA - 1988
Time Juvenil do RIGESA. CAMPEÃO da LIGA REGIONAL DE VOLEIBOL DE ITÚ.
INFANTO-JUVENIL, CAMPEÃO DA COPA CAMPINAS - 1992
EQUIOE MIRIM, nascidos em 1980/81
EQUIPE JUVENIL, nascidos em 1974/75
Uma pausa no voleibol para ir com o Handebol nos Jogos Regionais de São J. do Rio Pardo- 1988
Mirim em 2000, Campeão INVICTO da APV - Associação Pró Voleibol. Os campeonatos da APV duravam o ano todo, e as viagens eram longas: Sertãozinho, Monte Alto, Américo Brasiliense, Matão... As cidades mais próximas eram Jundiaí, Americana, Araras.
Acima, time adulto de 1998. Com exceção do Chiquinho-2 (olha ele aí Mané), todos começaram o voleibol, em nível de treinamento comigo.
ADULTO MASCULINO DE 1994. Vice-Campeão da APV, final contra Jaboticabal. Campeonato anual, nível muito bom.
Outra formação do ADULTO MASCULINO
Amistoso contra equipe de universitários americanos.
Acima, a entrega do Mirim 2000, Campeão.
Melhor técnico categoria mirim 2000. Embora, modestamente o de 1998 é meu. (risos)
Infanto-Juvenil, nascidos 1984/85/86, várias vezes campeão e finalista dos campeonatos da APV, LIGA REGIONAL DE CAMPINAS, base do inédito CAMPEONATO PAULISTA
JUVENIL, campeão da ADIMES
JUVENIL, CAMPEÃO da APV e base da MEDALHA DE BRONZE nos Jogos Regionais.
Esta é um pouco anterior - 1988, Campeão de Basquetebol pelo ADONIRAM BARBOSA. Além das aulas, tínhamos duas noites de treino onde eu convidava alguns adultos.
Etapa do circuito de volei de praia da APV. Era Coordenador do voleibol. O espaço construído, para continuar sendo utilizado, contava com duas quadras de voleibol, e quando retiradas, era utilizado para o futebol de areia. A estrutura, em 1998, tinha 2 chuveiros, 02 pontos de água para molhar a areia, guarda-sóis...
O agendamento, depois do torneio, era feito na Secretaria de Esportes, em dias definidos para o voleibol e futebol. Nesta época 1 funcionário (Sr. Camilo) ficava para a entrega e guarda dos materiais.
Não sei se existe injustiça no esporte. Mas se existir ela está aqui. VICE-CAMPEÕES MIRINS da APV. Um campeonato de ida e volta, durante todo o ano de 1998. Classificam-se os quatro melhores para o quadrangular final em uma única cidade, onde os jogos acontecem sexta, sábado e domingo. No turno e returno GANHAMOS TODAS OS JOGOS. Nas finais, vencemos Araras e Jundiaí. Último Jogo contra Araraquara, 2X0 para nós, e o imponderável acontece. O %$%$# de um canhoto adversário começou a acertar todas as bolas. Troquei, destroquei, fiz novena. 3X2 para Araraquara. E com o técnico deles eleito como o melhor. Talvez tenha sido, ganhei 4 dele, contra 1. A que valia a final. Restou a decepção. E um guindaste para reerguer a autoestima de todos. O que aconteceu. Já que esta equipe foi INÚMERAS VEZES finalista da APV, LIGA REGIONAL DE CAMPINAS, Joguinhos Juvenis, entre outros em várias categorias. Disputou o Campeonato Paulista Infanto, onde na estreia, venceu o todo poderoso Pinheiros por 3X2, além de São José dos Campos, Guarulhos, São Caetano, Hebraica, Americana, e inesquecíveis 24X26, 24X26, 24X26 contra o BANESPA de São Paulo. Depois Campeão Juvenil da APV e finalista dos Jogos Regionais de Limeira. E por aí vai...
Time do Campeonato Paulista, na categoria Infanto-Juvenil em 2001.
Coordenador do voleibol em 1998. Base das meninas treinadas por Luiz Fabiano Jesuino.
Resultado do trabalho in iniciado em 1983 na ADC RIGESA. Campeão Valinhense, 3X1 contra o Bom Retiro, que tinha até então os "únicos"jogadores de voleibol na cidade. Final do Rigesa, lotado, torcida dividida. Inesquecível. Me formei em 1983, junto com uma divulgação maior do esporte nacionalmente. Aprendemos juntos.